terça-feira, 25 de agosto de 2009

Como agir durante uma crise convulsiva

Seja qual for a causa, crises convulsivas em cães são sempre problemas sérios e potencialmente prejudiciais.
É muito importante manter a calma quando seu animal convulsionar. Certifique-se de que seu cão está um local em que ele não possa machucar a si mesmo, como em escadas, móveis, objetos pontiagudos, e outras possíveis fontes de lesão. Objetos próximos ou o próprio cão devem ser removidos sutilmente para locais seguros.
Coloque algo macio como uma toalha por baixo da cabeça do animal durante a convulsão. Nunca coloque sua mão próxima a boca do animal, ele pode te morder sem intenção.
Tente ter algum tipo de contato com o animal, como uma mão ou um braço sobre seu corpo, desta forma o animal se sentirá mais seguro e não terá a impressão de que está sendo contido. Uma contenção mal feita também pode levar a lesões indesejáveis.
Não há necessidade de se segurar a língua do animal. Fale com ele em um tom calmo e com a voz baixa. Ele não poderá responder, mas pode ouvir sua voz. Isso o ajudará a relaxar mais facilmente quando a convulsão terminar.
Após a convulsão, mantenha o ambiente com o mínimo possível de barulhos, como televisão, rádios, pessoas passando e se possível com pouca iluminação.
Tome nota de dados sobre a convulsão, como tempo de duração, quais músculos/agrupamentos musculares estavam envolvidos e o tempo necessário para restauração completa do estado normal. Quanto mais detalhes você der para o seu veterinário, melhor ele irá poder diagnosticar a causa e estabelecer o tratamento correto para o problema.
Visto que crises convulsivas podem ser traumáticas para você e para seu cão, o principal é que se permaneça calmo. Se você ficar calmo, ele também ficará.